Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Na estrada do Rio para a Chapada Diamantina - BA

Em fevereiro desse ano, eu e meu namorado fizemos uma viagem de carro do Rio de Janeiro para a Chapada Diamantina e de lá para a península de Maraú na Bahia. Passamos 16 dias na Chapada e uma semana em Maraú. Vou colocar aqui nesse especial os lugares em que comemos. Não deu para tirar fotos de tudo, mas mesmo sem fotos vou falar de todos os lugares. Começando pelo caminho, fomos pela BR 116 e paramos para comer na estrada.

Leopoldina-MG
A ideia era fazer um lanche em na cidade de Leopoldina-MG, passamos rápido por dentro da cidade e decidimos seguir viagem e parar em um lugar que tivesse pão com linguiça, que aliás deveria ser um lanche obrigatório por toda as estrada desse país. Paramos logo na saída da cidade, o pão com linguiça e queijo minas estava bom e barato. R$ 4,90 o pão e R$1,90 a coca de garrafa. Aproveitei pra comprar biscoito de polvilho que é o meu snack favorito para viagens de carro.
Pão com linguiça e coca de garrafa de vidro.

Governador Valadares - MG
Depois iríamos almoçar em Governador Valadares - MG, mas quando passamos pela cidade já estavamos cansados, estava tarde e decidimos parar no Mercado Municipal pra comprar queijos e alguma coisa pra comer.
Compramos três queijos, um curado, um minas frescal e um requeijão de corte, tudo na mesma loja a Recando do Queijo. Também compramos um suco de uva verde com pedaços (produto coreano), bananinha frita e um doce de leite com chocolate de viçosa.
Andamos pelo mercado, mas não tinha nada diferente de pastel pra comer e as lojas já estavam fechando. Comemos o que compramos na mercearia de queijos. Tudo estava ótimo.
De cara eu já vi que tínhamos exagerado no queijo. E o pior: compramos um que era frescal e esse estragou no segundo dia. O queijo curado durou até o final e o requeijão com raspa do tajo também durou mais tempo. Uma pena ter que jogar aquele queijo fora. O queijo de minas realmente tem um sabor diferente por causa do leite cru e também pelo cuidado e tradição que eles têm em fazer queijo. O queijo minas de verdade (feito com leite cru) só pode ser vendido no estado.  Depois de ver o documentário O mineiro e o queijo, fiquei mais revoltada ainda em saber que, na verdade, a lei que proíbe o queijo de ser comercializado em todo país é totalmente sem fundamentos lógicos. Afinal se o queijo fosse ruim e fizesse mal, Minas já não existiria.

Teófilo Otoni - MG
Dormimos em Teófilo Otoni, no Hotel Lancaster. O hotel é bom mas eu achei caro para a cidade. A diária foi R$110,00. Como já era noite e estávamos moídos da viagem comemos na praça em frente ao hotel. Tinha barraquinhas de cachorro quente, caldos e espetinhos. Eu comi um cachorro quente, nada demais, e o Rafa. O caldo de dobradinha estava muito bom!
Na manhã seguinte, tomamos café da manhã no hotel. O café é bem feito e bem variado. Valeu a pena.

Vitória da Conquista - BA
Difícil de achar um lugar confiável pra comer e isso que chegamos bem na hora do almoço. Estávamos rodando de carro pela cidade, quando ouvimos no rádio a propaganda do restaurante Culinária e Magia. Eu já tinha visto outdoor do restaurante e então pensei que valeria a pena. Andamos um pouco e achamos o local. O restaurante servia comida a quilo e estava tudo frio. A carne da churrasqueira estava dura e passada e o lugar tinha um monte de mesas sujas. Nem era tão tarde assim, por volta de 13:30h. E o preço por pessoa deu uns R$20,00. Não valeu a pena, mas deu pra comer um pouco. Depois andamos mais um pouco em busca de um café, achamos uma delicatessen padaria. Entramos e pra nossa surpresa a máquina de expresso estava quebrada. Eu me garanti com um bom sorvete da Kibom e o Rafa tomou o café comum mesmo, que segundo ele estava normal. Pagamos e pegamos estrada rumo a Rio de Contas.

Endereços:
Recando do Queijo (dá pra comprar pela internet)
Tel: (33)3221-1286

Rua Frei Gonzaga, 142
Teófilo Otoni - MG, 39800-007

Culinária e Magia
Telefones: (77) 3424-1892 / 3421-5660.
Praça Barão do Rio Branco, 51, Centro.